quarta-feira, 13 de outubro de 2010

POR UMA AEBA LIVRE – É HORA DA MUDANÇA.




Caras amigas e amigos empregados do Banco da Amazônia,


            No dia 11 de novembro vamos escolher NOVA DIRETORIA da nossa AEBA. Não temos dúvida da importância da entidade e do papel que ela pode cumprir. Porém, nos últimos anos, nossa Associação não tem sido um vetor de mudanças na defesa dos empregados do Banco. Antes, tem se mostrado uma entidade pálida, sem cor, sem forças e sem coragem para dizer o que precisa ser dito e fazer o que precisa ser feito. 

            A atual diretoria da AEBA é a grande responsável por seu enfraquecimento. Em todos esses anos não tomou nenhuma atitude séria para defender os trabalhadores do quadro de apoio, mesmo sabendo que política das sucessivas diretorias do Banco é esperá-los sair e não resolver nada. Não organizou a luta dos TC´s pelo salário mínimo profissional. Na verdade são os próprios TC´s que se organizam. Não se atentou para os problemas dos TB´s 14 e 15 que nós pautamos nas recentes eleições para o Sindicato dos Bancários do Pará pela Chapa 2. 

            Essa diretoria, que vai concorrer à reeleição, não enfrentou o novo modelo de negócios e suas conseqüências para o Banco e para os empregados. Não enfrentou o continuo debilitamento da CASF e seu encarecimento permanente sem que o Banco aportasse mais recursos para nossa saúde. Essa diretoria aceitou o modelo injusto e marginalizardor de PLR imposto pela gestão atual do Banco. Aceitou a reposição de horas de greve ajudando a enfraquecer nossas campanhas salariais. Permitiu que nosso Plano Educacional fosse por água abaixo. Permitiu a retirada do ponto eletrônico do acordo coletivo. A atual diretoria corrobora com esse modelo de campanha salarial de pautas rebaixadas e baixa mobilização e informação da categoria e nunca lutou de forma séria por isonomia entre novos e antigos. 

Finalmente cabe a essa direção explicar por que apoiou juntamente coma diretoria do Banco o pior acordo coletivo da história da nossa instituição no ano passado e usa a luta por um novo PCS apenas como peças decorativas de campanha eleitoral como fizeram nas eleições do Sindicato do Pará e Amapá em maio, mas passados seis meses da eleição nenhuma medida foi tomada, somente agora as vésperas das eleições da AEBA eles iniciam um campanha eleitoreira.
            Agora estamos diante de uma oportunidade única. Podemos conquistar um reajuste salarial histórico no bojo do processo de saldamento da CAPAF. Os novos não têm salário para entrar na CAPAF e os antigos estão com seus direitos corroídos e indignados com os problemas na gestão. Não aceitaremos as novas condições da CAPAF sem negociar nossa situação como um todo, que inclui principalmente nossa remuneração.  

            Nesse momento um novo PCS seria fundamental, pois resolveria o problema da CAPAF os problema histórico do quadro de apoio, da promoção e piso dos TB´s e o piso salarial das categorias profissionais. 

            Mas para isso é preciso mudar as lideranças da AEBA. Se deixarmos à frente da AEBA o mesmo grupo responsável por todas essas derrotas nossas esperanças de mudanças serão sufocadas pelos interesses políticos das lideranças. 

            Se precisamos mudar o Banco, para melhorar as nossas vidas, podemos começar essa mudança pelo lugar onde decidimos diretamente: a AEBA. 

            Nos últimos anos um novo grupo de lideranças sindicais tem se formado no Banco. Pessoas que reúnem competência profissional e compromisso com a Luta dos empregados. Que não tem medo das conseqüências de defender o que é certo e que esteve à frente das principais reivindicações que fizemos nos tempos recentes. 

Nessas eleições da AEBA temos alternativa: apoiar uma chapa da mudança. Por isso, convocamos todos os trabalhadores do Banco da Amazônia a nos ajudar a formar uma chapa pela mudança em nossa instituição para deixá-la livre de um modelo de sindicalismo conformista e derrotista. 


Ajude a construir uma chapa para mudar a AEBA!   

Entre em contato conosco aebalivre@hotmail.com     

4 comentários:

  1. É preciso mudar. E mudar pr'a melhor. A composição da chapa 2 nos dá a certeza de que ela é a melhor para dirigir os destinos de nossa AEBA.
    Parabéns a todos.

    Osilênio Moura

    ResponderExcluir
  2. Aqui em Paragominas estamos buscanco mais apoiadores da chapa 02, até o momento somos 06.

    ResponderExcluir
  3. Temos que nos unir e realizarmos a campanha juntos pelos ramaistelefônicos e agências do Banco

    ResponderExcluir