segunda-feira, 25 de outubro de 2010

VEJA AS PROPOSTAS DA CHAPA 2 AEBA LIVRE PARA A SAÚDE

SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO – 10 PONTOS PARA NOSSA SAÚDE.

              Nesse tema, nossa prioridade será o fortalecimento da CASF e da CIPA. O Movimento sindical deve abordar o tema da saúde e segurança no trabalho a partir de um conceito de saúde que vá além da ausência de doenças. A AEBA deve encarar a saúde através de um conceito mais amplo, como o conjunto de condições, físicas, psicológicas e ambientais do trabalho e inclusive de remuneração e carreira.  

Ø      Vamos criar a Comissão Nacional de Saúde – Vamos diagnosticar permanentemente a situação da política de saúde do Banco e a situação da CASF. Esta comissão deve preparar o voto da AEBA no Conselho da CASF e informar permanentemente a categoria. Articular soluções locais para a efetividade dos planos da CASF. Articular com planos de outros Bancos Federais para ampliar nossa rede de atendimento. Uma das principais questões nesse momento é a luta pela suspensão do pagamento de R$ 10,00 por beneficiário implantado pela nova diretoria da CASF.  

  1. “O trabalho adoece mais, queremos trabalhar com saúde” – Vamos realizar uma campanha de esclarecimento a cerca das doenças ocupacionais modernas. Atualmente as doenças psicológicas do trabalho estão generalizadas na categoria bancária e pouco se conhece sobre elas. As entidades ignoram essa discussão, mas trata-se de uma “Bomba de Tempo” pronta para explodir em tensão e depressão.

  1. Fortalecer a CIPA é fortalecer nossa saúde” – A nova diretoria da AEBA trabalhará para fortalecer a CIPA ajudando a pautar o tema das doenças psicológicas. Nosso objetivo é esclarecer os empregados do Banco e com isso permitir que tomem as medidas de tratamento, inclusive com afastamento do trabalho. Hoje, muitos de nós estamos doentes e não sabemos.

  1. Garantir 50% das despesas de Saúde Já” – A nova diretoria da AEBA irá procurar com auxilio jurídico e com visitas ao DEST/MPOG garantir uma cláusula de gatilho nos gastos de saúde do Banco que garantam os 50% de participação da empresa. A CASF deve ser mais competitiva e ampliar o quadro de associados.

  1. Garantia de atendimento em qualquer lugar” – A CASF enfrenta muitos problemas no interior dos estados e até em algumas capitais, por falta de médicos credenciados. Este problema também será enfrentado pela Nova Diretoria da Associação. Vamos articular com os sindicatos e as CENTRAIS sindicais o atendimento através dos Planos aos CEF e do BB. Vamos articular com os Sindicatos dos Médicos uma campanha pela garantia de atendimento.

  1. A CASF é nossa o futuro será caro nos Planos Privados” – Hoje muito empregados do Banco são associados a planos de saúde privados, hoje eles pagam menos, mas no futuro pagarão cada vez mais à medida que entrem em categoria de maior risco a saúde. O sistema de solidariedade da CASF garante a equidade do CUSTO para todos em todas as idades. Apenas com uma campanha podemos conquistar muitos novos associados para a CASF. A atual diretoria da AEBA se acomoda e não luta para conquistar os novos para a CASF.

  1. Criar as condições para acabar com os 30%” – Vamos trabalhar para criar as condições que permitam acabar com os 30% de participação – isso não existe em nenhum outro plano dos Bancos ou das Estatais. Com a criação do fundo, a campanha de esclarecimento e a participação do banco em 50% sempre, será possíveis acabar com os 30% de participação e aumentar ainda mais a competitividade do Plano de Saúde.

  1. “Como estão nossas condições de trabalho ?” – vamos contratar o DIEESE para realizar um estudo as condições ambientais de trabalho no Banco e realizar um diagnóstico que permita estabelecer uma pauta de mudanças. Isso significa que vamos avaliar as condições de cadeiras, mesas, computadores, iluminação, condicionamento de Ar etc.

  1. Contratação imediata de uma equipe médica” – Vamos exigir, inclusive por meios legais que o Banco contrate imediatamente uma equipe médica para atender os empregados nas dependências da Direção Geral.

  1. “Informação certa na hora certa” – Atualmente temos poucas informações sobre as condições da CASF, quando as noticias aparecem estão sempre a serviço de alguma estratégia de convencimento, ou de dois em dois anos o Diretor da CASF vai ao ENEB fazer uma palestra de 1 hora. Vamos exigir da diretoria da CASF, uma vez por semestre, um estudo completo da situação da caixa que deverá ser apresentado em audiência pública aos empregados e exigir a publicação em seu site das despesas e receitas da CASF. 

  1. “Saúde bucal também é direito” – Todos os Bancos tem implementado programas de saúde bucal a partir da luta dos trabalhadores, são os planos odontológicos. Até agora a AEBA não pautou esse tema, a Nova Diretoria da AEBA Livre irá lutar pela implantação de um Plano Odontológico para os empregados.
Nestas ELEIÇÕES VOTE AEBA LIVRE: È hora da mudança!

Nenhum comentário:

Postar um comentário